Hoje é o Dia do Feirante! Uma figura importante para ajudar no estímulo de hábitos saudáveis. O consumo de alimentos frescos e naturais, como aqueles presentes nas feiras de rua, é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida. Por isso, é tão importante homenagearmos os trabalhadores que nos permitem a compra desses alimentos para nossa casa.
Porque o Dia do Feirante é comemorado em 25 de agosto?
A data foi escolhida para contemplar a primeira feira livre que aconteceu em São Paulo, com 26 feirantes. Os agricultores da época não tinham total conhecimento do destino dos produtos que não foram comercializados nos empórios e nas mercearias. Por isso, em 25 de agosto de 1914, ocorreu a primeira feira de rua que oferecia itens alimentícios, frutas, verduras e legumes em um preço menor do que outros locais.
As feiras e os trabalhadores dela possuem um papel essencial a favor do consumidor que busca alimentos frescos e com preços mais acessíveis, principalmente quando a compra é destinada a itens sazonais que tem sua produção respeitada pela natureza. Para uma boa parte da população, frequentar feiras também representa um momento de lazer e relaxamento.